Terrantez do Pico 2010 Branco

Houve tempos em que andava pelos Açores tive a oportunidade de beber alguns vinhos locais. Nunca ficaram boas memórias porque os vinhos Açorianos eram agrestes. Já na altura se dizia, que a casta Terrantez da qual este vinho é feito, podia mudar o paradigma, contudo, devido ao facto de ser ignorada e abandonada, poderia perder-se para sempre.

Na última década algumas empresas embarcaram por um principio de gestão designado Corporate Social Responsability (CSR) e que entre outras coisas estabelece mecanismos de compensação para com a sociedade e garante o rigoroso cumprimento de princípios de legislação laboral e requisitos básicos da condição humana. Este modelo foi criado com o objetivo de combater os atropelos existentes nos países em vias de desenvolvimento, mas como sabemos são poucos os casos em que os precipícios subjacentes são aplicados. Curiosamente o CSR é mais difundido nos países desenvolvidos, onde o paradoxo entre fazer o mal à sociedade e manter a empresa lucrativa é o que importa.

Este vinho tem subjacente a recuperação das vinhas da casta Terrantez que estão em vias de extinção. Diz o produtor que quando arrancou o projeto foram identificadas apenas 100 plantas, tendo resultado a produção de 600 garrafas (e eu tive a sorte de beber 2). A produção deste vinho, visa reabilitar e fomentar o crescimento das videiras, trazer visibilidade da casta e contribuir para o crescimento económico da região. Ou seja, o verdadeiro espírito do CSR.

Apresenta cor pálida amarelo limão. É aromático: austero, químico, são aromas diferentes de descrever e isso é fascinante.

Na boca é leve mas com vida, cítrico, seco, com a presença de um fruto tropical, termina seco e ligeiramente salgado. Final médio.

Tem grandes limitações gastronómicas devido a ser muito leve, casa bem com mariscos. Custa 11€.

Classificação: ★★★☆☆

Sítio do produtor: http://www.fitapreta.com

There were times when I traveled to Azores and had the opportunity to drink some local wines. I never had good memories because Azorean wines were harsh. The locals said there was a wine variety named Terrantez from which this wine is made, that could change the paradigm, however, due to the fact that was being ignored and abandoned could be lost forever.

In the last decade some companies embarked on a management discipline called Corporate Social Responsibility (CSR) and which among other things establishes compensation mechanisms between the enterprise and society and ensures strict compliance with labor legislation principles and basic requirements of the human condition. This framework was created with the aim of fighting the abuses occurring in developing countries, but as we know there are few cases in which the underlying precipices are applied. Interestingly the fact that CSR is more widespread in developed countries, where the paradox "hard cash is all it counts" is what matters.

This project have a vision of recovery the Terrantez vineyards that are near oblivion. The producer says that when started the project were identified only 100 plants, having resulted in the production of 600 bottles (I drunk 2). The production of this wine, aims to rehabilitate and promote the growth of the vineyards, bringing visibility of Terrantez and contribute to the economic growth of the region. This is the true spirit of CSR.

It's pale lemon yellow. Is aromatic: austere, chemical, lots of different scents to describe and that is fascinating.

In the mouth it is light but full of life, citric character, dry, with the presence of a tropical fruit, slightly salty and ends dry. Medium finish.


It has great food pairing limitations due to being very light, but goes perfectly with seafood. It costs 11 €.

Rating: ★★★☆☆

Producer's web site: http://www.fitapreta.com

Comments