quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Redoma 2008 Branco

Português:

De acordo com informação do produtor o vinho é feito a partir de um blend das castas Rabigato, Codega do Larinho, Donzelinho, Viozinho e Arinto.

As vinhas estão plantadas na região do Douro a altitudes superiores, entre os 400 e os 700 metros, na margem direita do rio Douro. (Fonte: Niepoort).

Não sendo um grande apreciador de brancos, este é um dos meus favoritos e tenho por hábito comprar uma garrafa todos os anos.

Aparência:
Cor amarela pálida. Translucido.

Aromas:
Nariz pouco intenso,  simples, jovem, com alguns aromas de damasco.

Palato:
O vinho mudou de perfil face a colheitas anteriores. Está mais seco. Tem um ataque com aromas fumados, desdobrando-se depois em sabores cítricos, algumas notas minerais, terminado com notas suaves de damasco. No final o sabor a damasco aparece de forma concentrada o que lhe dá alguma opulência no final, chega a encher-nos as medidas por contraste com uma intensidade de sabores moderada desde que o vinho entra na boca. Tem uma acidez viva mas residual que em conjunto com o corpo leve e a redução da presença da madeira, apesar de bem integrada, lhe retirou um pouco do impacto que tinha outrora.

Final:
Médio. Contudo como no fim da prova aparece-nos o concentrado de sabor de damasco, contribui para prolongar o prazer.

Conclusão:
Continua a ser uma boa aposta. Casou na perfeição com marisco e filetes de salmão. A critica o Redoma de 2007 pode ser consultada <aqui>.

Mais informações do produtor:
http://www.niepoort-vinhos.com

English:
According to the producers website this wine is made from a blend of Rabigato, Codega, Donzelinho, Viosinho and Arinto.

The vineyards are planted in high altitudes, between 400 and 700 meters, on the right side of
Douro river (Source: Niepoort).

Appearance:
Pale yellow, crystal clear.

Aroma:
Low aroma intensity. Young, with some hints of apricot.

Palate:
The wine changed it's profile regarding earlier editions. It's more dry. It has a smoked attack, after you can feel some citrus flavours, some mineral notes, with an impressive apricot finish. At the end apricot flavour appears concentrated which brings some opulence, enough to fill my mouth opposed to a moderate flavour intensity when I started tasting the wine. It has a lively but residual acidity which together with light body and less woody character, yet well integrated, it took a bit of impact in the mouth that it had before.

Finish:
Medium. Yet as at the end concentrated apricot flavour increases the pleasure of drinking it.

Conclusion:
Still one to look for. Paired perfectly with seafood and salmon fillets.

Producers website:
http://www.niepoort-vinhos.com

Sem comentários: