sábado, 26 de setembro de 2009

Quinta do Lombo Reserva Bruto 2005

Este espumante resulta de um projecto promovido pela Santa Casa da Mesericórdia de Macedo de Cavaleiros, Trás-os-Montes.

Este espumante, bem como um tinto que ainda será provado foi-me oferecido pelo produtor.

De acordo com um artigo no site http://www.solidariedade.pt/ Alfredo Castanheira , presidente da Mesericórdia, decidiu continuar o cultivo das terras com o objectivo inicial de produzir vinho para disponibilizar aos idosos.

Mais tarde e tendo em atenção que as propriedades em Chacim, Cortiços (que é aldeia da minha mãe) e no Lombo, são o que comummente se designa por terras ricas (Vale Pradinhos fica logo ao lado), "decidiram-se por replantação das vinhas com castas nacionais, como é o caso da trincadeira preta, tinta roriz e touriga nacional; a construção a adega; a contratação de um enólogo; e a criação de uma marca “Quinta do Lombo” que serve para todos os produtos, desde o queijo ao azeite passando pelos diversos vinhos", passaram a fazer parte da visão empresarial da instituição.

Ganhou medalha de Bronze do Wine Masters Challenge 2008.

Espumante de bolha fina, com excelente persistência, intrinsecamente seco que nos faz lembrar o que é um verdadeiro bruto.

Tem sabor consistente e estruturado com denominador marcado por alguma presença vegetal e frutos secos, embora pudesse ser mais intenso.

Caracterizado por acidez marcante o que limita um pouco a aptidão gastronómica, indicado mais para pratos com condimentação e sabor intenso.

Sem comentários: