sábado, 8 de novembro de 2008

Castelo D’Alba Vinhas Velhas


Bebi já este branco do Douro Superior algumas vezes. Gosto muito. Chego à conclusão que, invariavelmente, brancos provenientes do Douro e de vinhas velhas serão sempre excelentes escolhas. As uvas são provenientes de Freixo de Espada à Cinta, a graduação elevada (14% - 14,5%). Uvas da casta autóctone Códega de Larinho de vinhas com mais de 70 anos (vinhas de muito baixa produção), i.e., terroir único. A fermentação é em inox e em madeira usada antes de sono removido e parcial em carvalho novo. Um vinhos potente.

Um conselho: muita atenção à temperatura! É errado pensar que por ser branco deve estar "fresquinho". Neste caso beber a 11º, o que quer dizer que considerando temperaturas médias de 4-5º nos nossos frigoríficos, deveremos retirar e abrir uns bons minutos antes da almoçarada/jantarada, até eventualmente decantar, caso contrário todos os aromas estarão fechados resultando num vinho sem caractér e história.
Passem por exemplo pela simpática Garrafeira do Augusto, no Jardim do Passeio Alegre, onde o encontrarão a um preço médio de € 10. Junte-se um bacalhau com natas e/ou um vol-au-vent de alheira de caça e boa degustação.

Sem comentários: