domingo, 27 de setembro de 2009

Cortes de Cima 2007 Tinto


Vinho bebido num dos encontros anuais do Drinkedin e este foi particularmente escolhido pela minha Mãe.

Outro dia li um artigo a propósito dos produtores que continuam fieis às castas da região, aos métodos de produção da zona onde se encontram inseridos e aqueles que de acordo com os recursos que estão à sua disposição vão adaptando o perfil dos vinhos às expectativas do consumidor. Este Cortes de Cima pertence à segunda categoria.

Nariz com presença muito agradável de fruta vermelha com sensações de doce de compota. Muito aromático.

Na boca apresenta-se um vinho suave, aveludado, de corpo médio, onde a de fruta marcada principalmente pela groselha aparece bem integrada com a madeira. Nota-se também algumas notas de chocolate e no final ainda se nota algumas notas de especiaria. É um vinho de perfil constantemente guloso, sem oscilações , muito consistente de paladar, onde o seu principal pecado é ter açucares a mais. Apesar de não ser um vinho que se torna cansativo, nem pesado, nota-se que aquela sensação a doce está lá a mais o que é pena porque quase não tem registo de adstrigência (taninos muito finos) e a acidez confere-lhe alguma vida e apresenta um final de boca ligeiramente prolongado.

Mais informação do produtor em http://cortesdecima.com/ .

sábado, 26 de setembro de 2009

Quinta do Lombo Reserva Bruto 2005

Este espumante resulta de um projecto promovido pela Santa Casa da Mesericórdia de Macedo de Cavaleiros, Trás-os-Montes.

Este espumante, bem como um tinto que ainda será provado foi-me oferecido pelo produtor.

De acordo com um artigo no site http://www.solidariedade.pt/ Alfredo Castanheira , presidente da Mesericórdia, decidiu continuar o cultivo das terras com o objectivo inicial de produzir vinho para disponibilizar aos idosos.

Mais tarde e tendo em atenção que as propriedades em Chacim, Cortiços (que é aldeia da minha mãe) e no Lombo, são o que comummente se designa por terras ricas (Vale Pradinhos fica logo ao lado), "decidiram-se por replantação das vinhas com castas nacionais, como é o caso da trincadeira preta, tinta roriz e touriga nacional; a construção a adega; a contratação de um enólogo; e a criação de uma marca “Quinta do Lombo” que serve para todos os produtos, desde o queijo ao azeite passando pelos diversos vinhos", passaram a fazer parte da visão empresarial da instituição.

Ganhou medalha de Bronze do Wine Masters Challenge 2008.

Espumante de bolha fina, com excelente persistência, intrinsecamente seco que nos faz lembrar o que é um verdadeiro bruto.

Tem sabor consistente e estruturado com denominador marcado por alguma presença vegetal e frutos secos, embora pudesse ser mais intenso.

Caracterizado por acidez marcante o que limita um pouco a aptidão gastronómica, indicado mais para pratos com condimentação e sabor intenso.

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Callabriga 2005 Tinto

Vinho bebido no dia do meu aniversário. Tentou-se encontrar uma solução consensual entre os convivas para agradar a todos em detrimento de vinhos fáceis ou dificeis.

Nariz com notas de fruta bem marcada ao estilo tipicamente de um vinho do Douro.

Na boca apresenta-se um vinho macio, mediamente encorpado, onde a fruta nos aparece bem interligada com as notas de madeira. Aqui está muito bem. O pior é que se nota a intromissão de notas de canela e algum abaunilhado que inicialmente lhe confere alguma doçura mas depois domina o sabor causando alguma saturação e acaba por estragar o perfil clássico que inicialmente se desenha.

Os taninos quase não se intrometem e tem acidez fina e suficiente para prolongar o final que se apresenta médio.

Esperemos por melhor colheitas.

Mais informação do produtor em:

http://www.sograpevinhos.eu

PS: Por menos 5 euros pode comprar do mesmo produtor o Vinha Grande. para ler a critica aceda <aqui>.

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Bucellas Arinto 2008 Branco

Nariz exala frescura com predominância para os frutos tropicais.

Vinho monocasta feito de Arinto.

Na boca apresenta-se como um vinho de corpo leve, fresco, como acidez moderada que lhe confere vida sem castigar os sentidos. Não há grande presença ao nível dos sabores, apresentando-se um pouco retraídos, confirmando-se notas citrinas e de frutos tropicais.

É um vinho perfeito para dias quentes de verão e acompanha bem peixe grelhado e marisco.

Para beber sem compromissos e sem preconceitos. É um vinho ao nível da relação preço qualidade (3,5€) está melhor do que algumas ofertas na zona dos 9€.

Mais informação sobre o produtor em:
http://www.cavesvelhas.pt/

Quinta do Carmo 2004 Tinto


Nariz com bons aromas. Fruta conjugadas com notas químicas.
Na boca apresenta-se um pouco guloso: a fruta aparece em conta certa mas podia ter menos açucares tornando o vinho fácil de beber em detrimento de ser apreciado. Tem corpo médio e está bem assim porque mantém alguma elegância. Não se nota muito a presença da madeira. Taninos bem integrados, finos e acidez equilibrada.
Final médio.
Nota-se que é um vinho afinado para agradar ao consumidor, mas não se diferencia da concorrência que apresenta receita idêntica. Mesmo assim é uma escolha segura que agradará sempre aos convidados.

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Quinta dos Carvalhais Touriga Nacional 2000 Tinto


Nariz com presença a frutos vermelhos. Aromático e sugestivo.

Na boca apresenta-se como um vinho com sabor equilibrado, bem feito, harmonioso. Sabe a frutos vermelhos maduros, tem algumas notas de compota e a madeira aparece bem integrada no conjunto.

É redondo na boca, tem corpo médio, não se apresenta adstringente (não se notam os taninos) e não tem grande acidez. Todo ele é suavidade.
Final médio.

Não tem muito álcool (12,5%) e ainda bem. É um tinto afinado e tinha saudades de um vinho assim.

Recomendado.

Mais informação do produtor em:

Vale d'eira 2007 Branco


Nariz com presença de citrinos.


Feito com castas Roupeiro e Antão Vaz. O produtor recomenda ser bebido entre os 6 e 8 graus , mas eu prefiro mais o intervalo entre os 8 e os 10. Bebido no limite inferior recomendado o sabor desaparece.

É um vinho de corpo leve ligeiramente seco. Tem sabor a citrinos, algumas notas de frutos tropicais com boa presença de açucares a sugerir mel e que não causa cansaço.

Tem acidez equilibrada para vinho jovem que lhe confere vida.
Final médio.

Para mim foi uma boa surpresa. Experimente.

Mais informações do produtor em: